O Endurecimento de Israel

O verbo grego πωρόω (“endurecer”) remete ao hebraico שָׁמַן (“engordar” ou “não ser receptivo”), indicando que o endurecimento de Israel ocorreu porque foram protegidos e engrandecidos por Deus. Contudo, em vez de responderem com obediência e gratidão, rebelaram-se contra o próprio Deus que os sustentou. A prosperidade, que deveria inspirar adoração e fidelidade, tornou-se motivo de orgulho e afastamento, ou seja, endurecimento (Deuteronômio 32:15).

A condição dos filhos de Deus

Os filhos de Deus foram agraciados com todas as bênçãos espirituais advindas das promessas estabelecidas em Cristo, de modo que nenhum dom falta.

Geração de Isaque?

Haver uma verossimilhança entre a história de Isaque e Jesus não faz surgir uma verdade como a que se depreende de uma alegoria.

Zaqueu, o chefe dos publicanos

É equivocada a concepção de que Zaqueu, o chefe dos publicanos era corrupto e que amealhou riquezas defraudando os seus concidadãos.

A fé que uma vez nos foi dada

Em crer em Cristo não há mérito, pois não há vanglória em obedecer, ou jactância em se fazer servo. Crer em Cristo é o mandamento de Deus…

As frases que Jesus pronunciou na cruz

Para compreendermos a essência da crucificação, temos que entender os Salmos que profetizaram acerca daquele momento cruento, pois tudo o que estava escrito nos Salmos acerca de Cristo cumpriu-se.

Guarda o teu pé, quando entrares na casa de Deus

Guardar o pé quando entrar na casa de Deus é instrução para os filhos de Israel não se lançarem aos sacrifícios e votos, pois os que assim procedem não sabem que fazem mal.