Estudos Bíblicos

"Prossigamos até a perfeição" Hb 6:1

Você está aqui: HomeNovo Testamento O Evangelho Cartas de Paulo Gálatas

Patrocínio

Gálatas - Capítulo 4 - Parte II

Quem primeiro cantou e se alegrou foi Agar, ao conceber de Abraão ( Gn 16:4 ). A afronta da serva Agar é semelhante à afronta que os cristãos estavam sofrendo dos judaizantes. Sara já era desprezada diante da sociedade à época por não dar a luz um filho, porém, chegou ao fundo do poço quando sua serva, que teve um filho, a desprezou.

Leia mais...

Gálatas - Capítulo 3

É Deus quem concede do Seu Espírito e faz maravilhas. É certo que na lei o homem somente encontra obrigações, mas, através da pregação, ou do que é anunciado acerca do evangelho (fé), a ação fica a cargo de Deus, que é poderoso para fazer abundar no homem a sua graça "E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda a boa obra" ( 2Co 9:8 ). Perceba que na lei o homem encontra uma determinação: "Portanto os meus estatutos e os meus juízos guardareis, pois o homem que os cumprir, por eles viverá" ( Lv 18:5 ).

Leia mais...

Gálatas - Capítulo 1

A 'paz' refere-se ao fim da inimizade que havia entre Deus e os homens. Deus em Cristo reconciliou consigo mesmo o mundo, e daí adveio a paz que excede todo entendimento. O cristão adquire paz com Deus e paz de espírito, pois a paz foi estabelecida em Cristo. Esta paz não é fruto de uma conquista pessoal, ou seja, através de méritos ou realizações humanas, o que a tornaria totalmente instável.

Leia mais...

Gálatas - Capítulo 4

Em ambos os casos (herdeiro menino e escravos), o empecilho decorre da lei. O escravo (os gentios) só pode ser ‘livre’ do seu senhor quando for resgatado, ou quando morrer. O herdeiro enquanto menino (judeu) só terá direito a herança quando chegar o tempo determinado pelo pai. Em ambos os casos (herdeiro menino e escravos), o elemento que constrói a idéia apresentada pelo apóstolo é a lei. A lei impede que o escravo deixe a sua condição, da mesma forma que impede o herdeiro menino de exercer o senhoril.

Leia mais...

Gálatas - Capítulo 2

A exposição de Paulo foi diante de alguns irmãos que ‘pareciam’ ter maior destaque. Ele demonstra que 'pareciam' ser, porque diante do evangelho de Cristo, a aparência do homem não é levada em conta. O que tem valor diante de Deus é a fé que opera pelo amor (v. 6).

Leia mais...

Patrocínio

Depoimentos

left
"A concepção mais excelente de amor foi alterada com a dinâmica da língua, mas a essência do amor permanece inviolável".
 

Lançamento

left
Acesse a loja do portal Estudo Bíblico e adquira o livro 'A Obra que demonstra Amor a Deus'.